segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fim SVE

Olá a todos!

Pois...entretanto o meu projecto acabou e daqui a dois dias volto a Portugal. Como previa, o pior momento é mesmo este, o de ir embora. Foi uma experiência extraordinária, em que nada falhou: o voluntariado em si, a cidade, as pessoas, os momentos...tudo se desenhou perfeito! E agora, de um dia para outro, temos de voltar a uma realidade que, de certa forma, já não é a nossa. Mudámos. Eu mudei!
De qualquer modo, apesar das lágrimas e do desespero de me separar daqueles que foram nestes dias a minha familia, estou feliz! Morri e renasci, encontrei-me! A mim e a gente que fará sempre parte do meu coração.
Espero que as vossas experiências tenham sido e estejam a ser também constructivas.
Queria pedir-vos um favor. Nestes seis meses conheci tanta gente e fui a tantas formações, que a minha cabeça não dá com o recado. E queria marcar-vos no meu cantinho da memória, de alguma forma. Será que cada um me podería enviar um mail com uma foto individual, o nome e projecto SVE? Ou então, na foto de grupo, com uma setinha indicar quem sois:)
Beijinhos a todos,
Ana João (Leiria)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SVE Espanha!

Olá pessoal tudo bem? Espero que sim!

Espero que esteja tudo bem com cada um de vocês e que os vossos projectos estejam a decorrer da melhor maneira possivel.

Por cá tudo bem, graças a Deus. Cheguei em Espanha no dia 20 de Maio, e nesse dia havia um encontro com todos os voluntários da Provincia de Palencia, ou seja, o meu primeiro dia já foi de contacto com os demais que aqui já estavam há alguns dias. Foi muito bom este primeiro contacto com os demais voluntários e também com as entidades responsáveis por cada sector aqui nesta comunidade. Desde a responsável do meu projecto, uma pessoa encantadora que já leva 8 anos a trabalhar com voluntários, já recebeu 27 e fez o envio de 8 voluntários. Assim como a pessoa responsável a nível provincial e logo da comunidade autónoma de Castilla y León.

Os primeiros dias em Maio e Junho foram de contacto com a comunidade local, as instituiações, e os vários organismos com os quais trabalho directa e outros indirectamente e alguns dos quais estamos a desenvolver outros projectos além do inicial proposto pelo SVE.

Em meados de Junho comecei as aulas de Castelhano, e tive um periodo de preparação e um pouco de formação a nível de trabalho com crianças e jovens. Logo em Julho comecei com a Escola de Verão par crianças e Adolescentes, dos 4 aos 14 anos. Durante este periodo foram desenvolvidas várias actividades de manualidades, pinturas, desenhos, passeios, entre outras. Estas actividades foram desenvolvidas durante os meses de Julho e Agosto, inicialmente três vezes por semana e em Agosto duas vezes. Simultaneamente de 15 de Julho a 15 de Setembro, foram desenvolvidas várias outras actividades desportivas no polidesportivo local, que inclui uma piscina, e várias modalidades desportivas, desde ténis, ping-pong, badminton, futebol, entre outras. No mesmo local havia uma biblioteca estival, com livros para crianças e adultos, alguns jogos, e materiais de pinturas para as crianças.

Mais tarde foram organizadas várias outras actividades locais, incluindo jogos autóctones, como a rana, monterilla, bolos e tanguilla, isso no âmbito das festividades da “Virge del Otero” onde também pudi participar nas outras actividades organizadas, tais como o dia das merendilhas, em que com os outros voluntários, preparamos umas pancetadas, chouriçadas e sardinhas que foram destribuidas a população local acompanhado por um vinho local durante uma tarde/noite. Participamso também nas feiras do vinho, do queijo, na feira do turismo rural da comunidade de Castilla y León, entre outras. Estas e várias outras actividades temos desenvolvidas aqui com a população local e o Ayuntamiento.

Agora, com a chegada do Inverno e do frio, estamos a trabalhar na criação duma base de dados com os livros da boblioteca local. Catalogar todos os livros, revistas e muitas outras coisas que ai existem. E simultaneamente, damos aulas de idiomas. Eu estou responsável pelo Inglês, e apoio às crianças locais que estudam no Instituto.

As minhas colegas também voluntárias, Kate de Itália e Anna-Lena de Alemanha residente em Suiça, dão aulas de Italiano e Alemã, respectivamente.

As coisas têm corriso muito bem, graças a Deus. Vivemos os três num apartamento do Ayuntamiento local, que apesar de não ser muito novo, está totalmente equipado. Para cada um há um quarto individual, não temos problemas até porque estamos num 2º andar, e como vizinhos só temos um casal no Rés do Chão, o que significa que festas aqui não falta. E não há problemas com convidados. Por isso estão convidados para passar aqui quando quiserem para desfrutar da aqruitecturda local, e quem sabe fazer um pouco do caminho de Santiago de Compostela.

O nosso projecto está a decorrer muito bem graças a Deus. Tivemos a formação inicial em Junho, de 07 a 12 em Palência, e de 09 a 13 de Novembro estivemos em Rascafria – Madrid, com a avaliação intermédia.

Resumidamente, durante estes seis meses, as coisas têm corrido muito bem. Já fomos de férias a Lisboa, aproveitei para mostrar o que há de bom ai às minhas colegas, desde bairro alto ao famoso pastel de belém, cascais e sintra entre outras. E também tive tempo de ir a Cabo Verde.

Espero que com os restantes as coisas estejam da melhor maneira possivel.

De momento estou a trabalhar num blogue local. Podem aceder a www.svefromista.wordpress.com Está na fase inicial e terão mais informações do projecto e do que faço por cá e um pouco por Espanha.

Saludos a todos!

Adilson Depina

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Grécia mais uma vez

Oi gente!

O projecto continua fantástico, sem problemas. Mais uma vez, não vou ficar pelas palavras:



Espero que voçês estejam tão bem ou melhor que eu ^^

Já agora, desde a altura em que fiz o filme até agora, já nevou, e as árvores na floresta estiveram com uns tons de laranja/encarnado fantástico, mas queria esperar até ter mais umas fotos/filmes :D

Até à próxima!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Greetings from Belfast!

Ola pessoal!!

Finalmente chegou a minha vez!!
Cheguei a Belfast na 2a a tardinha e, surpresa das surpresas!! Estava a chover!! :)

Ja tive oportunidade de dar umas voltinhas pelo centro e o pessoal na casa e muito fixe!!

Espero que todos se estejam a divertir imenso, e assim que tiver acesso mais regular a internet mando fotos do verdinho da Irlanda!!
Para ja tenho que me habituar que estes teclados nao tem acentos!!! Arghhhhhh

Kiss,
Cat

sábado, 25 de julho de 2009

Hallo Pessoal!

Espero que tudo esteja em connvosco, onde quer que estejam.
Antes demais... Tá muito giro o filme do nosso on-arrival Daniel...NICE!!!

Por Kalamata, corre tudo às mil maravilhas, o calor é que é um pouco demais, mas lá se vai vivendo :)
O projecto ainda não arrancou, se calhar lá para Setembro... Por isso, é quase como se estivesse de férias. Vou fazendo umas coisitas aqui, outras acolá, mas nada de especial. Espero que tenham tido mais sorte do que eu :)

Beijos Grandes,
Sandrinha

terça-feira, 23 de junho de 2009

Magyar Life

Olá a todos. Só me lembrei de vir aqui agora para postar qualquer coisa. Já cheguei à 18 dias a Kecskemét na Hungria, cidade muito porreira, bonita, e muito dinâmica, com muitos festivais, exposições e outra série de eventos. Estou na organização chamada HELPI que o seu objectivo é dar informação aos jovens, como por exemplo "Youth Exchanges" e "EVS". Para além disso, é uma entidade sem fins lucrativos bla bla bla, toda aquela lengalenga todas das organizações SVE que é financiada pela câmara municipal e organiza eventos como, campos de férias para crianças, organiza e participa em seminários no âmbito do programa Juventude em acção.
Até agora tem sido tudo tranquilo, ainda não tive o meu "on arrival trainning" nem consegui contactar nenhum outro voluntário que esteja pelo país, no entanto já falei em português umas poucas vezes, sim neste país que está tão longe do nosso e que portugueses quase que dá para contar pelos dedos.
Vivo num apartamento sozinho, o que ás vezes pode ser aborrecido mas nem tudo é mau pois há privacidade e como já experimentei previamente viver com 13 pessoas numa casa, nem tudo isto é mau.
O projecto é tranquilo, quanto ao resto não sei mas cá eu tenho aulinhas de húngaro todos os dias mas aprender é que acho que tão cedo não vai ser, é mesmo muito difícil, já fiz de fotografo de serviço num evento organizado num clube chamado ELEVEN que pertence ao HELPI, no que consistia avisar os jovens sobre alcoolismo, para serem mais activos no desporto e coisas desse género, já conheci algumas pessoas pela cidade, contacto com algumas delas todos os dias na organização num mix de inglês/húngaro o que é um desafio (por vezes com algum espanhol pelo meio :) ).

Espero que esteja a correr tudo bem com o resto da malta e que para quem não fala a língua do país onde estão, não desistam de aprender pois a principal barreira para comunicar com as pessoas é mesmo a comunicação. Vá, portem-se e grande SVE para todos.

domingo, 7 de junho de 2009

E mais uma...

Estava a passear por Atenas e imaginem quem encontrei: a nossa amiga Sandra (a acoreana) que aparentemente ia ter o seminario de on-arrival comigo.

Aqui esta um cheirinho do nosso on-arrival: (sim, chateei-me com o photobucket por causa do audio)



O on-arrival, a semelhanca do treino pre-partida, tem como objectivo esclarecer-nos algumas duvidas, orientar-nos um pouco mais para a cultura de cada pais receptor e dar-nos animo partilhando experiencias e objectivos. O resultado, inequivocamente, sera sempre o mesmo, MAIS E MAIS amigos e contactos que tambem estao neste pais novo por explorar, e que vamos visitar (espero eu) com o intuito de passear o mais possivel e com caras conhecidas.

Entretanto, aproveitei a ida a Atenas e fiz um pequeno desvio:



Fiquem bem e um grande abraco (de abutre, porque as asas sao mm muito grandes) aqui de Dadia

quarta-feira, 3 de junho de 2009

J’arrive à Brive!

Estou em França há exactamente 15 dias.
Os dias têm-se sucedido calmos mas sempre com afazeres.
Brive-la-Gaillarde é uma cidadezinha histórica adorável, bem cuidada e cheia de recantos. Situa-se num vale e tudo em volta é bosque. Diz-se que aqui nunca é Outono, a paisagem mantém-se verde todo o ano. Destacou-se durante a Segunda Guerra Mundial, por ter sido berço de um importante núcleo de ‘la resistance française’ e a região uma das primeiras a libertar-se da ocupação alemã. E de facto não é difícil imaginar uma qualquer cena à ‘Allo, Allo’ num dos pequenos cafés do centro da cidade, onde se conservam ainda os traços da arquitectura e o ambiente originais.
Passo os meus dias na ‘Maison d’Accueil’ que é um dos pólos da minha organização de acolhimento - ASEAC (Association pour la Protection de L’Enfance et L’Adolescence de Corrèze). Neste espaço encontram-se actualmente 8 jovens dos 14 aos 17 anos, acompanhados diariamente por uma equipa de educadores. Não tenho uma tarefa ou ocupação específica, creio que há semelhança de outros voluntários, estou numa fase de observação, de criação de laços, de ambientação. Tanto posso acompanhar um dos jovens ao cinema como ajudar a governanta da casa a preparar as refeições. Falo diariamente francês e inglês, algumas vezes espanhol e português. Há dias em que me baralho toda. Surpreendo-me desde o primeiro dia com a disponibilidade e generosidade das pessoas com quem convivo e com quem me cruzo. O meu francês é ainda tropeçado mas esforçado.
Nas cercanias já visitei ‘Limoges das loiças’, o castelo de Rocamadour, o mar de Arcachon. Espero conhecer em breve as ‘mais cosmopolitas’ Bordeaux e Toulouse.
Vivo numa residência universitária e tenho uma amiga ‘do país dos elfos’. Tenho uma bicicleta, neste momento monociclo. Aqui convém guardar tudo no quarto ou na garagem. Nunca se sabe quando alguém pode precisar de uma roda traseira.

À bientôt. Bon courage à tous.

biz.

Mariana

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Olá!!! Sou eu outra vez!

Olá pessoal

Já cá estou à mais de 10 dias e já fiz tanta coisa que é dificil esplicar por palavras...
Portanto, vou tentar por imagens:


Então é assim: Estou a adorar, o projecto é um projecto que já vem em andamento à algum tempo e tem uma espécie de rotação com os volunários, por isso estou a aprender o que tenho de fazer com o pessoal que já cá está à mais tempo e eles são mesmo uns porreiros. Já me levaram este último fim-de-semana a Samotraki e... bem... vejam por voçês:


Neste momento estou a ter a minha formação de on-Arrival, com a Sandra, a nossa açoreana da montanha de Kalamata :) É sempre bom ter alguém com quem falar português.

Ok, acho que isto já é suficiente por agora, portanto, vou ficar por aqui e esperar que voçês venham dar as vossas próprias notícias.

Um MEGA abraço aqui da Grécia.

domingo, 24 de maio de 2009

Barcelona me encanta!!!


Hola a todos los mios compañeros desta grande aventura que é viver o mundo! Só para dizer que cheguei no dia 19 e que não podería estar melhor!

Vivo com dois alemães e uma húngara, e esta semana chegarão duas italianas e uma rapariga da macedónia (se conseguir resolver os seus problemas com o visto).

Ainda não comecei os trabalhos (voluntariado e formação). Só para a semana é que tudo fica mais "sério". Por isso, tenho absorvido a cidade ao máximo: concertos, festas, praia, monumentos... cada passo é um pretexto para viver mais e mais! Cada recanto uma surpresa! Vamos na rua e de repente conhecemos um brasileiro, ou um açoreano... os chinos e os paquistaneses sempre a querer vender... como diria uma amiga: estamos numa situação de "transmulticulturalidade"! É fabuloso!

Não vou contar os pormenores, senão não saía daqui e tenho a cidade à minha espera:) durante seis meses será a minha namorada e não conto desapontá-la! Quero estar sempre a seu lado a ver tudo o que me aparecer à frente!

Bom... mas estão todos convidadíssimos! Quem quiser vir experimentar uma tapa, ou um sumito de fruta ali do Mercado La Boqueria nas Ramblas, apitem - qualquer coisa se há de arranjar.

Besos a todos! Espero que aproveitem ao máximo! Afinal de contas é só uma experiência. E lembrem-se: nada é irremediavel ou irreversível! Amanhã é sempre um novo dia!

Ana João (Leiria)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Os meus primeiros dias!

Ola gente!

Ja cheguei aqui a uns dias mas so agora e que deu pra vir a internet, mas estou a tratar de arranjar um spot mais regular.
A minha viagem foi porreira, sem problemas de maior (excepto um alerta de possivel bomba no aeroporto em Paris, mas nada demais), a minha mala estava bem ensinada, resumindo, estou bem e ja conheci as pessoas com quem vou partilhar a casa.
Uma alema, uma belga, uma francesa, um frances e um ingles. Percebemo-nos bem em ingles e eles sao todos muito divertidos e simpaticos. Ja fui tomar um banho a uma piscina natural, apanhar feno pra um amigo dos voluntarios de ca, apanhar carcassas, e tive uma aula de grego, mas neste local nao tenho grande possibilidade de por fotos, faco isso depois (a minha escrita sem um keyboard portugues tambem nao fica muito boa).

Ate a proxima, portem-se bem.

sábado, 9 de maio de 2009

A minha lista de coisas que não posso esquecer!

Oi gente.

Sexta-feira vou pôr-me a caminho, e comecei a fazer a minha lista de coisas pra não me esquecer. Agora queria pedir ajuda aos que já foram. Malta, esqueceram-se de alguma coisa que não tinham pensado antes? Algum item que agora que já aí estão, teria dado jeito estar com voçês?

Beijinhos e abraços :)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cheguei!!!

Hallo pessoal!

Cheguei ao meu destino! Hoje é o meu segundo dia na Grécia e, tenho que vos confessar que Kalamata é exactamente como esperava que fosse.
Depois de uma longa viagem (19h até cá chegar), cheguei!Mas cheguei sózinha, a minha mala decidiu vir por outro caminho e então não chegou :) a tempo e horas... Chega hoje de autocarro, porque é muito independente.
Por enquanto estou como a Vânia, a adorar a minha lua de mel. Estão cá, mais 7 voluntários, 2 dos quais portugueses. A lingua é complicada, mas não é o fim do mundo! Há sempre a linguagem corporal que funciona às mil maravilhas, apesar de acabarmos por fazer muitas vezes figuras, um tanto ou quanto, rídiculas :)
A todos um grande beijinho, espero receber notícias vossas bremente!

Bjs,

Sandra

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Hallo!!!

Não sei bem por onde começar! Primeiro por dizer que este período de "lua de mel" está a correr muito bem. :) Cheguei sexta-feira à Bélgica, fui muito bem recebida por um voluntário local do centro onde estou, que me convidou logo a jantar com a família dele. As raparigas que vivem comigo passaram todo o fim de semana a mostrar-me a cidade, as lojas, resumindo, as locais mais importantes. É claro que já experimentei algumas cervejas e o café, que infelizmente não é dos melhores, parece água! Quanto ao que a maioria das pessoas diz é um mistério, que língua estranha!!!

Hoje foi o meu primeiro dia de trabalho, tenho que confessar que estava nervosa, mas correu tudo bem. Gostei muito do centro, já estive a alimentar uns animaizinhos e vamos ver o que me espera daqui para a frente.

Desejo a todos muita força e que corra tudo bem!

Dag Dag,

Vânia

Hallo!

Já andei aqui às voltas e tenho que vos confessar que isto é um pouco complicado...para quem não percebe! :)
Amanhã parto para a Grécia, para a minha aventura de 12 meses!
Espero que o nosso blogue, sirva acima de tudo, para que possamos nos manter em contacto e, que sirva de testemunho para futuros voluntários!

Filákis,
Sandra

P.S. Obrigada Daniel! Encontramo-nos na Republica Helénica :)
Ok, vamos então começar pelo princípio.

Nós somos um grupo que se encontrou em Abril (dia 25, ainda por cima) com a vontade de, "juntos", mas longe uns dos outros, colocar a nossa própria marca no mundo e deixar que ele nos marque de volta. Com a ajuda do programa EVS descobrimos onde somos necessários e o que é esperado de nós.
Espero a melhor das sortes a todos, que vos permitam dar o vosso melhor, pois acredito ser muito mais do que o necessário para cumprir as vossas tarefas.

Espero que tenham o tempo e a energia para, de tempos a tempos, vir aqui colocar mais imagens, textos, videos, etc... tudo para partilharmos as nossas experiências entre nós e com o resto do mundo.

Relaxem... a introdução parece demasiado formal, certo? Desculpem, achei que o blog merecia alguma credibilidade, ainda que apenas aparente :) Entretanto, desculpem a demora a começar isto.

Vamos lá, sei que alguns de voçês já andam pela europa toda, tá na hora de dar notícias, já estamos com saudades vossas.

Edit: Entretanto estou ainda a trabalhar no Photobucket para apoio ao blog e no possível Facebook, mas para esse preciso de alguém que já use isso à algum tempo. Algum "voluntário"? ;)